> COLUNISTAS

Como ser bem-sucedido em um trabalho difícil

Data publicação 13/02/2017
   
   Neemias tinha um currículo impressionante e, por isso, ao invés de deixar um caminho de destruição atrás dele, ele estava prestes a enfrentar o caminho da destruição à sua frente. Contudo, Neemias não confiava em seu currículo quando chegou o Tempo de Construir. Ele pegou suas ferramentas de trabalho para que pudesse lidar com as tarefas à sua frente. Nos versículos 1-10, veremos que ele tinha pelo menos 5 ferramentas em sua caixa de ferramentas.
 

1. Espera.

   O primeiro instrumento que Neemias usou foi a ferramenta chamada “Espera” no v. 1. Ele era um homem de ação e, quando orava, era natural que ele pedisse a Deus uma oportunidade imediata, de falar ao rei.
Lembre que no versículo final do capítulo um indica que Neemias queria sucesso "hoje" na presença do rei. Ele esperou pacientemente ao Senhor por uma resposta, exatamente como nos exorta a fazer Hb. 6:12: "...imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida." Neemias podia chorar e orar e também podia esperar e orar.
 

2. Confiança.

   A segunda ferramenta que ele tirou de sua caixa de ferramentas foi chamado de confiança nos v. 2, 3. Neemias estava "triste" na última parte do v. 1 e esta palavra é usada três outras vezes para descrever como ele estava quando entrava na presença do rei. O rei lhe fez uma pergunta para descobrir por que ele não parecia bem. Neemias teve medo dessa pergunta porque ele sabia que o rei só queria estar perto de pessoas alegres. No v. 2, Neemias diz que teve "muito medo", que literalmente pode ser traduzido, "um medo terrível veio sobre mim". Felizmente, a fé de Neemias era maior do que seu medo. Ele fez a coisa certa porque acreditou nas promessas de Deus. Observe o que aconteceu: "Com muito medo, eu disse ao rei...” Em vez de paralisá-lo, o medo o impulsionou à ação. Meses de oração o prepararam para esses minutos cruciais. A coragem encheu seu coração
quando percebeu que não era mais possível esconder sua dor.
 

3. Oração.

   O versículo 4 começa com uma pergunta direta do rei: "O que você gostaria de pedir?" Antes de responder ao rei da Pérsia, Neemias precisava falar brevemente com o Rei do Céu. Eu amo isto. O texto diz: "Então eu orei ao Deus dos céus." Você e eu podemos orar a qualquer momento, em qualquer lugar, enviando uma breve oração a Deus. Antes de termos de dar uma resposta ao nosso patrão, ou antes de responder ao nosso cônjuge, ou ao disciplinar nossos filhos, ou ao procurar uma maneira de impactar nossos vizinhos com o Evangelho, basta fazer uma oração.
 

4. Planejamento.

   Vemos isso nos v. 5-8a. Neemias levantou seu coração a Deus; Agora ele deve abrir a boca ao rei. Ele praticava tanto a oração dependente quanto o planejamento deliberado. É bom que algumas pessoas ouçam isso. Algumas pessoas pensam que tudo que você tem a fazer é orar; Outros se concentram quase exclusivamente no planejamento. Não deve ser um ou outro. Somos chamados para orar e planejar; para adorar e trabalhar.
 

5. Testemunho.

   No v. 8 ele deu testemunho da bondade de Deus ao responder às suas orações, guiando sua mente, dirigindo seu discurso e atendendo às suas necessidades. Olhe para a última parte do versículo 8: "Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos." Somente Deus poderia ter causado uma mudança tão dramática na mente do rei e no destino do copeiro. Neemias sabia que o que estava acontecendo tinha tudo a ver com o arranjo de Deus, não com o entendimento humano. É como o Sl. 118: 23 diz: "Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós." Neemias foi meticuloso em seu planejamento, mas não teria sido suficiente se não fosse o tempo perfeito do Senhor, Sua orientação constante, e Sua bondosa mão a favor de Neemias.
 
Pr. Arlenio Machado

comments powered by Disqus

> VEJA TAMBÉM

SIBI NEWS

Segunda Igreja Batista em Itaperuna - © 2024 - Todos os direitos reservados.